Com apoio de Agentes de Mercado, pequenos negócios de norte a sul do país estão conseguindo alcançar novos compradores para seus produtos e serviços. A iniciativa do Sebrae faz parte do programa Move + que atua com dois objetivos principais. O primeiro é ajudar micro e pequenas empresas (MPE) a se qualificarem diante do seu mercado de atuação. A segunda é aproximar essas empresas de potenciais compradores prospectados.
O analista de Acesso a Mercados do Sebrae Nacional, Ludovico da Riva, explica que o programa é voltado para empresas que atuam no mercado B2B (empresa para empresa). O acompanhamento é feito subsidiado pelo Sebrae, que auxilia o empreendedor durante toda a jornada de aceleração de expansão comercial. Para isso, são realizadas etapas virtuais, presenciais e coletivas.
Na parte consultiva a ideia é que o empreendedor se prepare. Saiba fazer um pitch de vendas, tenha um portifólio mais elaborado, entenda a concorrência e saiba precificar.
Ludovico da Riva, analista de Acesso a Mercados do Sebrae Nacional.
Da Riva destaca que o programa possibilita que o pequeno negócio tenha condições de participar de encontros de negócios de forma mais assertiva. “O ideal é que ele realize vendas recorrentes com um contrato de vendas que atenda às expectativas de preço e à capacidade de entrega do pequeno negócio”, esclarece.
O programa Move + Agentes de Mercado já alcançou só no último ciclo, mais de 2,8 mil MPEs no país, e este número não para de aumentar. Em média, o aumento de faturamento das empresas após o atendimento foi de 26,5%. Um dos pequenos negócios atendidos é a Di Granus Produtos Integrais, que existe desde 2019 em Santa Rosa (RS), com foco na gastronomia funcional e natural.
Com apoio do Agente de Mercado, a marca desenvolveu uma nova embalagem para um petisco e lançou novos produtos, a partir da demanda de um comprador prospectado durante o programa.
Segundo a empreendedora Márcia Alberti, dona da Di Granus Produtos Integrais, as vendas aumentaram em torno de 50%. “Com o Move +, nós conseguimos alavancar nosso negócio. Foi fantástico”, comemora. “Os resultados foram bem significativos. As vendas de um dos nossos petiscos têm muito mais aceitação depois da nova embalagem. A primeira coisa que falam é que é linda”, exemplifica Márcia.
Ela conta que agora se sente mais segura para fazer as negociações. “Eu tinha muito medo de ser invasiva e era meu principal desafio. O programa faz essa aproximação e isso me ajudou muito. Hoje eu consigo apresentar meus produtos em qualquer loja”, ressalta.
Em Vitória da Conquista (BA), os chips de banana da terra da marca Arte Croc Snack Saudáveis conseguiram novos clientes após atendimento do Agente de Mercado. Iniciado em 2016, o pequeno negócio começou dentro da Ceasa com a venda do produto a granel. Após as dificuldades enfrentadas na pandemia, a empresa decidiu investir no varejo.
“Foi um aprendizado muito grande com o Sebrae. Atuar no varejo é totalmente diferente. Tivemos apoio para desenvolver nossa marca e embalagens. Também aprendi a fazer a precificação, que é muito importante. Quando vendíamos a granel, o nosso produto tinha pouco valor”, reitera Karla Evely Oliveira, dona do negócio.
Segundo ela, o Agente de Mercado fez a prospecção de clientes, como supermercados, para apresentação dos produtos. “Nós tivemos a oportunidade de participar de grandes feiras no nosso estado e contactar novos clientes na nossa cidade e em Salvador”, destaca. A marca também tem clientes em Goiás e São Paulo.
Fonte: Agência Sebrae